Carboidratos
Conceitos básicos em nutrição
-Nutrição- conjunto de processos por meio dos quais o organismo recolhe e transforma as substancias solidas e liquidas exteriores de que precisa para sua manutenção, desenvolvimento orgânico normal e produção de energia.
-Alimentação- processo voluntario e consciente.
-Alimento- toda substancia ou mistura de substancia que mastigadas ou deglutidas chegam ao estomago e intestino, são digeridas e absorvidas e utilizadas para manutenção do metabolismo basal, formação e renovação de tecidos corporais.
-Dieta- quantidade de alimento consumido e fracionado em refeições. Deve fornecer a quantidade recomendável de nutrientes e calorias necessárias para manutenção da vida.
-Dietética- cálculo, planejamento e preparação de dietas adequadas a população sadia.
-Dietoterápia- cálculo, planejamento de dietas a população enfermas.
-Absorção- é a passagem dos nutrientes, já hidrolisadas ou digeridos em pequenas moléculas, da luz intestinal para o sangue.
-Cardápio- é uma listagem de alimentos de alimentos, preparação de alimentos e suas combinações.
-Metabolismo- conjunto total das alterações físicas e químicas que ocorrem no organismo, ou seja, utilização dos nutrientes pelo organismo.
-Nutriente- substancias químicas, contidas nos alimentos, que devem ser ingeridos diariamente em quantidades adequadas, sendo indispensáveis a saúde e a atividade do nosso organismo.
-Necessidades nutricionais- quantidade de energia e de nutrientes biodisponíveis nos alimentos, que um individuo sadio deve ingerir para satisfazer todas as suas necessidades fisiológicas.
Desnutrição- estado patológico, originado do consumo deficiente de alimentos e de uma ingestão calórica inferior aos requerimentos durante o perigoso prolongado.
-Alimentação saudável- é aquele que atende as necessidades nutricionais do individuo, promove a saúde e deve ser orientada e incentivada desde a infância ate a idade adulta.