Carboidratos
ESTUDO DIRIGIDO 2 – CARBOIDRATOS: DIGESTÃO, ABSORÇÃO E METABOLISMO
Análise experimental: Usando tiras reativas específicas para glicose e o aparelho glicosímetro, analisa r a concentração de glicose sanguínea de indivíduos em jejum e após 30 e 60 minutos da ingestão de um alimento.
O objetivo é avaliar a digestão e absorção de glicose. indivíduo alimento jejum [glicose] mg/dL
30 minutos
60 minutos
ESTUDO DIRIGIDO – Estrutura química, digestão, absorção e metabolismo de carboidratos.
André, Rúbia e Sonia apresentaram, respectivamente, glicemia em jejum de 80 mg/dL, 75mg/dL e 82mg/dL.
André ingeriu pão, Rubia e Sonia ingeriram caldo de cana. Após 30 minutos, os três apresentaram aumento na glicose sanguínea (145mg/dL, 157mg/dL e 150mg/dL, sucessivamente). Após 2 horas, os níveis plasmáticos de glicose dos três, voltaram para os valores padrões (70 a 110 mg/dL). Após 4 horas, os níveis plasmáticos de glicose dos três permaneceram nos valores padrões.
No dia seguinte, Rubia e Sonia ingeriram leite sem adição de açúcar (sacarose) e, após 30 minutos, foi observado aumento no nível glicêmico apenas em Rubia. Sonia, uma hora após a ingestão de leite, apresentou flatulência, cólicas abdominais e diarréia. Em Rubia, após 2 horas, os níveis plasmáticos de glicose voltaram para os valores padrões.
a) Caracterizar quimicamente os carboidratos presentes no pão (amido), no caldo de cana (sacarose) e no leite (lactose).
b) Identificar as enzimas digestivas que catalisam a hidrólise do amido, da sacarose e da lactose.
c) Caracterizar quimicamente os carboidratos resultantes da hidrólise (digestão completa) do amido, da sacarose e da lactose.
d) Explicar como ocorre a absorção da glicose através da mucosa intestinal e justificar a hiperglicemia dos três após ingestão e digestão de pão e caldo de cana.
e) Explicar por que, após a ingestão de leite, não foi observado aumento no nível