Carboidratos
Os carboidratos são limitados em nosso organismo, por esse motivo se torna necessário a ingestão rica dos mesmos para reposição de glicogênio nos músculos e fígado, bem como para melhorar o sistema imunológico.
A reserva de glicogênio depende de alguns fatores como: o estado nutricional, o tipo e quantidade de treinamento, tipo, quantidade e freqüência do consumo de carboidratos, pois estes fatores podem afetar a reserva de glicogênio. Por isso um consumo adequado de carboidratos pode melhorar o desempenho e a qualidade nos exercícios físicos, ressaltando que a distribuição de macronutrientes, inclusive dos carboidratos se diferencia dos atletas e indivíduos ativos para os sedentários.
Os carboidratos são importantes substratos energéticos que exerce papeis de grande importância como: contração muscular durante os exercícios de longa duração em intensidade moderada e exercícios de alta intensidade e curta duração.
As práticas nutricionais nos exercícios físicos, em especial rica em carboidratos garantem reservas de glicogênio muscular e hepático antes dos exercícios, mantém a glicemia sanguínea durante e repõe estoques deplelados garantindo o anabolismo após os treinamentos.
Os carboidratos podem ser diferenciados em três tipos de acordo com o nível de complexidade das moléculas que os representam, desta forma eles são diferenciados pelo numero de açucares simples em combinação dentro de uma molécula.
Foi constatado que alimentos de médio índice glicêmico durante o