Van de graaff
Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Educacional de Araucária Segundo Período – Turma E
Resumo. Este é o resumo da demonstração do funcionamento do gerador Eletrostático de Van de Graff, o gerador tem a finalidade de carregar eletricamente através do atrito uma cúpula metálica a qual armazena uma grande quantidade de cargas podendo atingir altas tensões.
Palavras chave: Vander Graff, gerador, elétrons, campo elétrico.
1- Introdução
O gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro Robert Jemison van de Graaff por volta de 1929. A máquina foi logo utilizada em física nuclear para produzir as tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas nucleares.
2- Procedimento Experimental
O gerador de Van de Graaf é constituído por uma esfera metálica removível, a coluna de sustentação é feita de acrílico bom material isolante, com dois suportes que sustentam uma correia de material isolante fixada a quatro roldanas sendo que a correia se movimenta através de um motor elétrico que possui um potenciômetro afim de controlar a velocidade do mesmo e todo o conjunto esta fixado a uma base metálica . É um gerador básico com excitação por atrito composto por uma correia de borracha , dois roletes, uma cúpula de descarga metal de metal, um motor, duas escovas ou pentes metálicos que friccionam na correia durante o movimento da mesma e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados para coluna são o acrílico ou o PVC bons isolantes. Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles isolante (como Teflon e alumínio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície externa da correia através do atrito das