Carboidratos
A classe dos carboidratos é muito ampla e abrange desde o açúcar comum até compostos muito complexos, como a celulose e o amido, que são produzidos nos vegetais pelo processo de fotossíntese:
6 CO2 + 6 H2O C6H12O6 + 6 O2
solar
A importância dos carboidratos é enorme. A celulose, por exemplo, está presente na madeira, em tecidos (algodão e linho), é matéria-prima na fabricação de papel, celulose, celofane, algodão, etc. O amido, por sua vez, é um alimento fundamental pois fornece uma fração significativa de energia na dieta para a maioria dos organismos, além de formar depósitos energéticos no corpo. Os carboidratos são componentes estruturais de muitos seres vivos, formando por exemplo, a parede celular das bactérias, o exoesqueleto dos insetos e a celulose fibrosa das plantas. Eles também estão presentes nos ácidos nucléicos, que são os constituintes fundamentais das células vivas.
Principais Carboidratos
Glicose, Dextrose ou Açúcar da uva A glicose (C6H12O6) é encontrada nas uvas e em vários frutos; é usada na alimentação (na fabricação de doces, balas, etc.) e é conhecida como o “açúcar do sangue”, pois é o açúcar mais simples que circula na corrente sangüínea. No sangue humano sua concentração é mantida pela ação de hormônios secretados pelo pâncreas. Se por doença ou falta prolongada de alimentação a concentração diminuir além dos valores normais (hipoglicemia), a pessoa deverá receber soro glicosado; se, pelo contrário, a concentração de glicose no sangue aumentar (hiperglicemia) a pessoa deverá receber medicamentos, como, por exemplo, a insulina.
Frutose ou Levulose A frutose (C6H12O6), conhecida como o “açúcar das frutas”, é encontrada no mel e em muitos frutos, além de ser utilizada na fabricação de alimentos.
Sacarose, Açúcar da Cana ou Açúcar Comum A sacarose (C12H22O11) é o açúcar da cana e da beterraba com largo emprego na alimentação humana. Ela é formada pela condensação de uma molécula de