Carboidratos
Fontes: Cereais ( arroz, trigo, aveia, etc) Vegetais Frutas Leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, etc)
O carboidrato na atividade física tem fundamental importância na busca de rendimento físico. Estratégias de baixo consumo de carboidratos podem ser prejudiciais ao organismo e ao rendimento físico pois irão acelerar o catabolismo protéico, reduzindo a massa magra e prejudicar o rendimento físico. Além disso, ocorrerá aumento da utilização de gorduras como fonte de energia promovendo a formação de corpos cetônicos, podendo acarretar cetose. O seu uso excessivo e sem orientação fará o aumento de gordura corporal, e como consequência ao longo do tempo poderá surgir doenças cronicas não transmissíveis (diabetes, doenças cardíacas, hipertensão). O que determinará o efeito benéfico do consumo de carboidrato no exercício físico será a quantidade, o tipo e o período em que serão consumidos. Devem ser preconizados esses três períodos: 1) antes do exercício;
2) durante o exercício;
3) após o exercício.
- Antes do exercício: Deve ser consumido uma refeição 3-6 horas antes da atividade física contendo uma quantidade suficiente de carboidrato (200g) para o organismo armazenar e ser usado na hora da atividade física. Deve ser usados carboidratos de médio a baixo índice glicêmico (tabela). De 30-60 minutos antes deve ser consumida uma refeição com carboidratos de médio índice glicêmico evitando o consumo elevado de gordura e proteínas para facilitar o esvaziamento gástrico.
Durante o exercício: Tem o efeito desejado de manter os estoques de glicose (energia) estáveis durante a atividade física e evitar a fadiga.