Patrimônio Histórico Cultural da cidade de Cavalcante-GO.
Cavalcante é uma das cidades históricas de Goiás. Surgiu em 1740 como vila, e seu fundador foi Diogo Teles Cavalcante. Em 11 de novembro de 1831, por decreto, passou a ser distrito (e se emancipou pela Lei Provincial nº 14, de 23 de julho). Construído entre serras e morros, o município nasceu graças à grande quantidade de ouro existente em seu solo. Foram longos anos da exploração desse metal, mas com o passar do tempo, o ouro foi se acabando e a cidade só conseguiu se manter devido ao esforço de alguns habitantes. Na época haviam várias comunidades indígenas vivendo no que hoje é a cidade, que também fazem parte da origem do local.
Figura 1: Igreja de Cavalcante. http://www.brasilgigante.com/goias-go/1041-cavalcante-go.html aceso em 15/04/2014. Outra origem seria as comunidades de negros levados como escravos para mineração e os índios escravizados fugiam e formavam comunidades Quilombolas. Essa é a outra origem do povoamento de Cavalcante, que possui até hoje cerca de 20 comunidades, denominadas Kalungas, principalmente no Povoado Engenho e no Vão do Moleque.
Figura 2:Cachoeira na Cidade de Cavalcante. http://www.brasilgigante.com/goias-go/1041-cavalcante-go.html acesso em 15/04/2014.
Cavalcante, situada no nordeste goiano, apresenta a considerável área de 6.953 km². A cidade localiza-se na Chapada dos Veadeiros, na Serra Geral do Paranã, ponto mais alto do Planalto Central. Cerca de 70% da área do parque nacional que protege a região está dentro do município. Existem mais de 100 cachoeiras próximas à cidade, que é circundada pelos cânions da chapada, ideal para esportes de aventura, como as do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara, as da Veredas e a Ponte de Pedra. O turismo religioso também movimenta a região, principalmente na romaria das comunidades quilombolas em homenagem a Nossa Senhora da Abadia, que atrai mais de mil romeiros.