Carboidratos
Quando pensamos em emagrecer, a primeira atitude é mudar os hábitos alimentares e cortar carboidratos do cardápio, certo? E pode até fazer sentido maneirar no consumo deles, mas a regra vale para quem os consome em excesso. A verdade é que excluir completamente os carboidratos da dieta não é o mais recomendado e, pelo contrário, existem alguns alimentos desse grupo que ajudam a estimular saciedade, fazendo com que as pessoas consumam menos calorias e ainda auxiliam na queima de gordura. São os carboidratos compostos de amido resistente que têm esse poder. Veja como eles atuam no organismo e em que alimentos investir para desfrutar desses benefícios.
O amido resistente, como explica a nutricionista Flávia Cyfer, nada mais é do que uma fibra probiótica que recebe esse nome, porque passa intacta pelo sistema digestivo, sem ser digerida, ou seja, é resistente à digestão. "O que acontece é que o amido resistente chega intacto ao intestino, onde é fermentado pelas bactérias do intestino grosso produzindo ácidos graxos de cadeia curta, que são fundamentais para o pleno funcionamento do organismo e prevenção de diversas doenças crônicas, como câncer, diabetes, obesidade e redução do colesterol", explica a nutricionista Priscila Spiandorello.
Pesquisas feitas pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, indicam que cosumir alimentos compostos por amido resistente pode ajudar as pessoas a comer 10% menos calorias (uma média de 150 a 200 calorias a menos para mulheres) ao longo do dia, além de ajudar a queimar gorduras, principalmente na região abdominal. Isso, de acordo com o estudo, porque ele passa intacto pelo sistema digestivo e produz ácidos graxos que estimulam as enzimas a derreter a gordura ou, pelo menos, evitar que ela fique estocada na região abdominal. A endocrinologista Alessandra Rascovski, da Pedrinola&Rascovski Clínica Médica, afirma que o amido resistente ajuda a evitar de estocar gordura, mas diz que não é a única