carboidratos
Suas estruturas e funções
Monossacarídeos: Eles representam as unidades básicas dos carboidratos recebendo denominação de carboidratos simples. São aldeídos ou cetonas formados por um ou mais grupos de OH na molécula. Onde este grupo é subdividido em três moléculas: Glicose, frutose e a galactose.
Glicose:
É o principal monossacarídeo, onde serve como base para formatação de todos os carboidratos (dissacarídeos e polissacarídeos). Ela tem papel central no organismo, pois após ser absorvida pelas células pode ser transformada em energia-ATP, ou ser armazenada na forma de glicogênio muscular ou hepático. Também é a principal fonte de energia para o sistema nervoso central.
Sua estrutura química:
Frutose:
Este é conhecido como o açúcar das frutas, porém além de estar presente nas frutas também o encontramos no mel. Ele é o açúcar com maior poder edulcorante dos monossacarídeos. Ele apresenta um importante papel energético para o fígado, sendo metabolizado ou convertido em glicose por este órgão.
Sua estrutura química:
Galactose:
É o açúcar do leite- resultado da hidrólise da lactose. Ele também é fonte de energia, convertida em glicose pelo fígado. É um isômero da glicose; apenas muda o posicionamento do radical hidroxilo e do átomo de hidrogênio no seu carbono.
Sua estrutura química:
Dissacarídeos:
Formados pela condensação de dois monossacarídeos. Tendo estrutura química composta quase sempre por uma molécula de glicose como base. Esses açúcares estão presentes em três formas distintas: a sacarose, a lactose e a maltose.
Sacarose:
É formado pela condensação de uma molécula de glicose com uma molécula de frutose. Estes são encontrados no açúcar da beterraba, cana de açúcar, mel e no açúcar mascavo. O corpo humano não consegue absorver diretamente a sacarose, assim ela deve sofrer reação enzimática; sendo hidrolisada formando dois monossacarídeos.
Sua estrutura química:
Lactose: Conhecido como o açúcar do