Carboidratos
Também conhecido como “açucares” na linguagem popular, são moléculas orgânicas que são constituídas principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio e estão presente abundantemente na natureza. Sua importância é por desempenhar um grande papel em nosso organismo, pois eles fornecem energia que nos faz realizar nossas tarefas do dia a dia. Ao digerir o carboidrato, a energia que ele promove faz com que as células do corpo ganhem energia para realizar as suas funções no organismo. As principais funções que os carboidratos desempenham são:
Fonte de energia: Ele é um combustível energético, anima o corpo.
Ativador metabólico: Ou seja, eles ativam o metabolismo do corpo. Isso quer dizer que libertam a energia e fazem com que ela aconteça.
Combustível para o Sistema Nervoso Central: Faz com que o sistema nervoso funcione bem. Porque o nosso cérebro tem apenas algo que lhe movimente, que lhe dê combustível, e é justamente a glicose sanguínea que faz isso. Com o carboidrato tudo melhora porque é mais um combustível para “movimentar” o cérebro.
Preservação das Proteínas: Quando em um organismo o nível de açúcar (glicose) cair, nas condições extremas, isso pode gerar uma enorme redução na massa de tecido do corpo, prejudicando diversas proteínas que estão localizadas nessa massa de tecido. Então, com o nível de glicose adequado (a ingestão adequada de carboidratos) faz com que ajude a preservar as proteínas de tecido do corpo.
Estrutural: participam da formação de algumas estruturas dos seres vivos, como a celulose e a quitina. E também da estrutura do DNA e RNA.
Exemplo de alguns alimentos que possuem carboidratos: arroz, cereais, vegetais, massas, frutas, leites e laticínios, feijões, pães, bolo, nozes etc.
Digestão dos Carboidratos
A digestão começa na boca com a mastigação que mistura o alimento com a saliva. O carboidrato, assim que ingerimos, está muito grande (na forma de polissacarídeo e dissacarídeo), por isso, precisa ser quebrado. Então