Carboidratos
Gorduras saudáveis que ajudam a aumentar os níveis de HDL são encontradas em azeitonas, amendoins, óleo de canola e abacate. Evite os ácidos graxos trans, ou "óleo vegetal parcialmente hidrogenado", encontrado na margarina e em diversos alimentos processados e refinados.
Aumentar as fibras na dieta resulta em níveis de HDL maiores. Inclua aveia, frutas (especialmente aquelas com casca roxa), vegetais frescos, incluindo os de folha verde, leguminosas e grãos integrais à sua dieta.
Nozes, amêndoas e manteiga de amendoim são boas adições a uma dieta para aumentar o HDL. Fique de olho nas quantidades. Embora esses alimentos sejam ricos em gordura "boa", muita gordura de qualquer tipo pode levar a aumento de peso e não aumentará os níveis de HDL.
Peixes gordurosos como salmão, sardinha, arenque, cavala e robalo contêm ácidos graxos Ômega-3, que, como comprovado, também aumentam os níveis de HDL. Idealmente, deve-se comer peixe várias vezes por semana.
Suco de oxicoco, uma pequena quantidade de vinho com moderação, semente de linhaça moída e alimentos provenientes da soja, como tofu, também ajudam a aumentar o HDL.
Já os alimentos que aumentam as taxas de LDL se resumem a: refrigerantes, frituras, carnes gordas e doces.
Doenças Causadas Pelos Tipos De Colesterol:
Designam-se dislipidemias as alterações metabólicas lipídicas decorrentes de distúrbios em qualquer fase do metabolismo lipídico, que ocasionem repercussão nos níveis séricos das lipoproteinas.
Dislipidemias são alterações da concentração de lipídeos no sangue. Os lipídeos são responsáveis por várias funções (produção e armazenamento de energia, absorção de vitaminas, etc.), mas o excesso está relacionado à aterosclerose. Este processo ocorre em vasos onde há instalação de lesões em forma de placas, causando obstrução ao fluxo sangüíneo.
As dislipidemias podem ocorrer às custas de:
Aumento do colesterol (total + LDL): Hipercolesterolemia pura
Aumento dos triglicérides: