Carboidratos
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza.
Para muitos carboidratos, a fórmula geral é: C(H2O)n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono"
Os carboidratos são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: fonte de energia, reserva de energia, matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
A energia dos carboidratos é importante para manter nossa temperatura estável. Por isso, os alimentos ricos em carboidratos são chamados alimentos combustíveis. Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância, no reino vegetal, de dois polímeros da D-glucose, o amido e a celulose. O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso. O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.
Monossacarídeos
Os monossacarídeos são carboidratos com reduzido número de átomos de carbono em sua molécula.O "n" da fórmula geral (CnH2nOn) pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses (C5H10O5) e as hexoses(C6H12O6). São relativamente pequenos, solúveis em água e não sofrem hidrólise.
Polissacarídeos
Os polissacarídeos são carboidratos grandes, às vezes ramificados, formados pela união de mais de dez monossacarídeos ligados em cadeia, constituindo, assim, um polímero de monossacarídeos, geralmente de hexoses. São insolúveis em água e, portanto, não alteram o equilíbrio osmótico das células. Os polissacarídeos possuem duas funções biológicas principais, como forma armazenadora de combustível e como elementos estruturais.
Função