Carboidratos
Carboidratos
Os carboidratos são compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São as plantas que fabricam e armazenam os carboidratos como fonte principal de energia em um processo denominado fotossíntese.
Classificação dos carboidratos:
Monossacarídeos: glicose, frutose, galactose e manose.
Dissacarídeos: sacarose (glicose + frutose), maltose (glicose + glicose), lactose (glicose + galactose).
Polissacarídeos: amido, dextrina glicogênio e celulose.
Glicogênio: Forma de armazenamento de carboidrato nos seres humanos e animais; É a forma primária e a fonte mais rapidamente disponível de energia e glicose; Está armazenado no fígado e nos músculos.
Fibras:
Solúveis: Resinas, mucilagens, pectinas e algumas hemiceluloses; podem se dissolver para dar aos alimentos uma característica gelatinosa ou de viscosidade. Fontes alimentares: frutas, vegetais, maçã, laranja, cenoura, farelo de aveia, cevada e legumes.
Insolúveis: Celulose, hemicelulose e lignina. Movimentam os resíduos através do trato intestinal sem que sejam digeridos; acrescentam volume e maciez às fezes e diminuem o tempo de trânsito gastrintestinal.
Lipídeos
As gorduras são compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Os lipídeos incluem os ácidos graxos, os triglicerídeos, os fosfolipídeos e os esteróis.
Ácidos Graxos: ácidos graxos de cadeia curta (2-6 C), média (6-10 C) e longa ( 12-18 C). A oxidação dos ácidos graxos deve ser evitada pois causa deterioração do alimento, dano celular e pode precipitar um situação cancerígena.
Triglicerídeos: formado por três ácidos graxos e uma molécula de glicerol.
Saturação: Refere-se ao tipo e ao grau de ligação química com a molécula de gordura. São três as categorias de gordura: saturada, monoinsaturada e poli-insaturada.
Gordura saturada: alguns estudos demonstraram que seu consumo em excesso aumenta o risco para o desenvolvimento de doença cardíaca, aterosclerose e alguns tipos de câncer. Ex: manteigas