caramelo 4
De acordo com o Centro de Pesquisa CSPI (Center for Science in the Public Interest), de Washington EUA, o refrigerante vendido no Brasil contém 263 mcg (microgramas) do corante cancerígeno em 350 ml, cerca de 267mcg/355ml.
Quantidade de 4-metil-imidazol (4-MI) na Coca-Cola em nove países
País
4-MI em microgramas (mcg) em cada 355 ml
Brasil
267
Canadá
160
China
56
Japão
72
Quênia
177
México
147
Emirados Árabes Unidos
155
Reino Unido
145
Estados Unidos (Washington DC)
144
Estados Unidos (Califórnia)
4
A Coca-Cola do Brasil fornece nove vezes mais o limite diário de 4-MI estabelecido pelo governo da Califórnia, que estipulou a quantidade máxima de 39 ml do refrigerante por dia e nenhum outro produto que possui o corante Caramelo IV em sua composição. O Estado da Califórnia reconheceu a periculosidade do aditivo. Diante disso, empresas como a Coca-Cola e a Pepsi dos Estados Unidos divulgaram que realizarão mudanças em suas fórmulas, de acordo com o instituto.
Um estudo feito pelo Programa Nacional de Toxicologia do Governo dos Estados Unidos já havia apontado efeitos carcinogênicos do 4-MI em ratos, e fez com que a Iarc (Agência Internacional para Pesquisa em Câncer), da OMS (Organização Mundial da Saúde), incluísse o 4-MI na lista de substâncias possivelmente cancerígenas.
COCA- COLA
Verdades e Boatos
Corante Caramelo é seguro?????
Corante Caramelo IV
A quantidade da substância 4-metil-imidazol (4-MI) presente no corante caramelo utilizado em nossos produtos é absolutamente segura. Os índices do ingrediente apontados em amostra brasileira de Coca-Cola pela recente pesquisa do CSPI (Center for Science in the Public Interest) estão dentro dos padrões aprovados pela ANVISA.
A Coca-Cola não vai alterar sua fórmula mundialmente conhecida. Mudanças no processo de fabricação de qualquer um dos ingredientes, como o corante caramelo, não tem potencial para modificar a