CARACTERÍSTICAS SOCIECONOMICAS E CULTURAIS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
São José dos Campos é sede da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, localizando-se a leste da capital do estado, estando cerca de 94 km de distância de SP. Ocupa uma área de 1 099,6 km², sendo que 353,9 km² estão em perímetro urbano e os 745,7 km² restantes constituem a zona rural. Em 2013 sua população foi estimada pelo IBGE em 673 255 habitantes, sendo que em 2010 era o sétimo mais populoso de São Paulo e o 32º de todo o país.
Com 98% de seus habitantes vivendo na zona urbana, o município contava em 2009 com 289 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,849, considerando-se assim como elevado em relação ao país, sendo o 11º maior do estado. São José dos Campos faz parte do chamado Complexo Metropolitano Expandido que ultrapassa os 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro.
São José dos Campos foi elevada à categoria de vila em 1767. No decorrer do século XIX a agricultura desenvolveu-se no município, com destaque para o café, principalmente a partir da década de 1880.
Porém na segunda metade do século XX a indústria ganhou força, sendo este o momento que a cidade descobre sua vocação para a área da tecnologia.
Hoje estão instaladas importantes empresas, como:
Panasonic;
Johnson & Johnson;
General Motors (GM);
Petrobras;
Embraer (sede), entre outras.
Possui também importantes centros de ensino e pesquisas, tais como: o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) o Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento (IP&D), sendo um importante tecnopolo de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina.
Pobreza e