Caracterização sócio institucional do CREAS
ANDRÉ DE SOUSA LOBO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
Coordenadora do curso: Profª Adarly Rosana Moreira Goes
2014/2
ANDRÉ DE SOUSA LOBO
Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório I
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).
A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.
O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS), da cidade de Santa Quitéria, é uma unidade pública integrado do sistema único de assistencia social- SUAS, e presta serviços especializados e continuados a individuos com os direitos violados, direcionando o foco das ações para as familias, contribuido para que esta possam enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social. Visando fortalecer os vinculos familiares e comunitarios para a efetividade da ação protetiva para a familia.
O Centro de Referencia Especializada em Assistência Social-CREAS de Santa Quitéria foi inaugurado em 01 de abril de 2011 com o nome de Maria Araci Parente Martins, pelo prefeito municipal (em exercício) José Haroldo Martins Filho e pela secretária de assistência social e trabalho a Sra. Antônia Maria Rodrigues Ferreira Martins. Araci era nascida em santa Quitéria no dia 03 de junho de 1955, sendo filha de Jose Haroldo Magalhaes Martins e de Antônia parente Martins (dona neném) e irmã gêmea de José Haroldo Martins