HD 1
Povos sem escrita: estrutura da sociedade arcaica.
AULA 1 – POVOS SEM ESCRITA
Como o conhecimento era passado de geração para geração? Como se registravam as leis e as regras de convivência entre as pessoas? O que existe, nesse momento, é a tradição oral, o conhecimento era passado de geração em geração através da fala.
A cidade de Roma foi criada mais ou menos no ano 750 ac, mas nessa época já existia escrita. Aqui trata-se dos antepassados dos romanos. Povos da península itálica, que no sec 8 ac formaram a cidade de Roma. A estrutura social desses povos era baseada em um tripé – religião, família e propriedade.
Religião = crença nos antepassados mortos, que tornavam-se Deuses a partir do sepultamento correto. Esses deuses conseguiam atender pedidos de seus familiares. Havia, portanto, certos super-poderes. Por outro lado, ainda havia necessidades semelhantes às dos vivos, como casa, vestimenta, comunicação com os vizinhos, escravos, bengalas. Não era preciso beber e comer todo dia, apenas regularmente. Se o corpo não fosse sepultado, não virava Deus. Para esses povos a morte não era melancólica, era o inicio da vida como Deus. refeição fúnebre – “almoço de domingo” com os deuses. Rito religioso que tem regras, cantos. Primeiro os deuses comiam.
Tudo era religioso, havia regra para tudo, o direito deles era isso. O rito era lei.
Em Roma existe uma “cidade feita para os mortos”, herança desses antepassados. Eles acreditavam piamente em vida depois da morte. Práticas semelhantes as dos hebreus, antepassados dos judeus. Necropolis.
Patriarca – sacerdote – juiz – chefe militar – pai varão primogênito. Direito de primogenitura.
Os homens eram mais importantes do que as mulheres.
Os homens é que dão a vida e as mulheres são apenas encubadoras. A mulher sozinha não adianta de nada. As mulheres viraram deusas de escalão inferior.
As respostas eram todas dadas pelos deuses, o patriarca apenas servia como intermediação.
A pessoa enterrada