raid
O Hard Disk devido ao seu modo de funcionamento mecânico ele se torna a peça mais lenta de um PC. Apesar de que esse desempenho vem crescendo de maneira muito rápida o crescimento não tem acompanhado o aumento na capacidade de armazenamento, para que um HD leia todos os dados armazenados em um HD de 1 TB leva muito mais tempo que em um HD antigo de 40GB, com isso os fabricantes de HDs se especializaram em fabricar modelos padronizados, utilizando um único braço de leitura e de 1 a 4 Platters, fabricados em grande quantidade e a um custo relativamente baixo.
Para quem precisam de HDs maiores ou mais rápidos a opção é montar um sistema RAID, onde se pode somar a capacidade e desempenho de vários HDs, ou então perder uma parte de espaço de armazenamento em troca de confiabilidade. O termo RAID significa “Redundant Array Of Inexpensive Disks”, podemos ver alguns modos de RAID e suas características e vantagens e desvantagens.
RAID 0
O objetivo do RAID 0 é unicamente melhorar o desempenho do seu computador, mais acaba afetando a sua confiabilidade, ao configurar um RAID 0 todos os HDs passam a ser acessados como se fosse um único driver, ao serem gravados os arquivos é fragmentada nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos e gravados simultaneamente, com todos os HDs realizando parte do trabalho, uma vantagem de se usar RAID 0 é o aumento do desempenho, por ex: ao usar 4 HDs sem RAID sua taxa de transferência seria de 50 MB/s (em leituras seqüenciais) já em RAID 0 tem se uma taxa de transferência total de 200 MB/s em varias situações.
A distribuição dos dados não é feita de maneira uniforme, os arquivos são divididos em fragmentos de tamanho configurável, se você esta utilizando 3 HDs em RAID 0, utilizando fragmentos de 32 KB, ao gravar um arquivo de 80 KB teríamos fragmentos de 32KB gravados nos dois primeiros discos e os 16 KB no terceiro disco, sendo que os 16 KB que sobraram no terceiro disco foram desperdiçados.