estagio
RAQUEL LEAL QUEIROZ
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
Paranaíba
2012
RAQUEL LEAL QUEIROZ
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I.
Prof. Adarly Rosana Moreira Goes
Paranaíba
2012
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
1- Contextualização histórica:
1.1– Identificação da Instituição
O CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) foi criado no município de Paranaíba-MS, em 24 de outubro de 2005, com objetivo principal de atender a população que encontra-se sujeita as mazelas da questão social, ou seja, a população mais vulnerável e com seus direitos transgredidos, assim como dispõe a NOB-SUAS (Normas Operacionais Básicas – Sistema Único de Assistência Social).
O CREAS, membro integrante do SUAS, trata-se de uma unidade pública estatal, que tem por objetivo a prestação de serviços, bem como a oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento os indivíduos e/ou famílias com um ou mais membros em situação de ameaça ou violação de seus direitos.
Busca ainda, fortalecer as redes sociais de apoio às famílias, contribuindo no combate a estigmas e preconceitos, assegurando proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência, visando proteger a sua integridade física, mental e social, prevenindo o abandono, propiciando o fortalecimento dos vínculos familiares.
O CREAS, busca atender crianças, adolescentes, mulheres, idosos, deficientes, bem como a população em situação de mendicância, que vivenciam situações de vulnerabilidade social por ocorrência de abandono, abuso ou