TRABALHO DO EST GIO I
SERVIÇO SOCIAL
JULIANA SILVA LOPES
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Rio Verde - GO
2014
JULIANA SILVA LOPES
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório I, apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
Coordenadora do curso: Prof. Rodrigo Eduardo Zambon
Supervisora Acadêmica: Elizabeth Faria Gonçalves – CRESS 4315 19ª Região
Supervisor de Campo: Fábio Pereira Soares – CRESS 4007 19ª Região
Caracterização Socioinstitucional
1- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Sabe-se que a política de assistência social no Brasil, passou por um processo histórico e em seus primórdios, consolidou-se como campo de caridade e filantropia. Com a Constituição de 1988, a assistência social foi incluída no âmbito da seguridade Social e passou a ter um status de direito, mas ainda precisava de legislações que a legitimassem.
No entanto estas legislações demoraram vir, somente em 1993, foi regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Lei 8.742, tornando-se Política Pública de responsabilidade do Estado e garantia de direito sem previa contribuição.
Destaca-se a aprovação da PNAS em 2004, do SUAS, em 2205, e da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS(NOB/RH) em 2006. Esta ultima descreve como devem ser compostas as diversas equipes de referência, responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios sociais de proteção social. Nessa direção o SUAS organiza-se considerando dois níveis de proteção á Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
A Cidade de Santa Helena de Goiás situa-se no sudoeste de Goiás, foi emancipada em 20 de outubro de 1948, antes era conhecido como distrito Ipeguari e fazia parte da Comarca de Rio Verde, o primeiro Prefeito foi Custódio P. Vêncio. A assistência social tem sido um instrumento do município para enfrentar a