Trabalho De Est Gio I Unopar
Graduação em História
Esron alessandro g. o. nogueira
Relatório do estágio
Betim
Betim
2015
Esron alessandro g. o. nogueira
Relatório do estágio
Trabalho apresentado ao Curso História/Licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I.
Betim
2015
Estudo de artigo - Entre continuidades e rupturas: Uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental.
As primeiras séries do ensino fundamental público são de responsabilidade dos municípios e as séries finais, assim como o ensino médio, ficam a cargo do Estado. Essa transição de entidade público municipal para público estadual traz mudanças significativas para todos os alunos, principalmente para aqueles que migram do quarto ano para o quinto. O Estado e Município, por motivos causais, não se articulam em continuidades de propostas pedagógicas e não compartilham do mesmo âmbito administrativo, por esses e outros motivos se caracterizarem como redes de ensino distintas.
Essa falta de articulação entre os níveis de ensino, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), seria responsável por média de 30% da distorção idade/série na continuidade do ensino fundamental, fora a grande quantidade de alunos que abandonam a escola. Além disso, quando o aluno sai da 5° série da rede municipal e vai para o sistema Estadual de ensino, enfrenta problemas ao ingressar sendo submetido a diagnósticos para saber o nível de aprendizagem.
O problema não esta somente na transição entre as redes de ensino, mas a posição que ocuparão nesse novo ambiente estudantil. Eles sentem a diferença em sala de aula, onde antes se tinha uma única professora para todas as matérias, passam a se depararem com um professor para cada disciplina demarcada por horários, quebrando assim o