PROPRIEDADES DO CUPRONIQUEL
As ultimas ligas da família do cobre são aquelas em que o níquel participa em proporções que variam entre 5 e 50%. O Cobre-Níquel é altamente resistente à corrosão em água do mar, porque o seu potencial de eletrodo é ajustado para se tornar neutra em relação a água salgada. Essas ligas tem ductibilidade, boa resistência mecânica e à oxidação, e boa condutividade térmica. São facilmente conformáveis podendo ser transformadas em chapas, tiras, fios, tubos e barras. Elas podem ser unidas pela maioria dos métodos de solda forte e por solda de estanho. Com uma proporção de até 30% de níquel, a liga é usada em tubulações hidráulicas e pneumáticas, moedas, medalhas e na fabricação de resistores. Elevada resistência elétrica formaram as primeiras ligas para elementos de aquecimento de fornos.
As propriedades mecânicas dessas ligas atingem seu valor máximo para cerca de 65 % de níquel, enquanto a resistividade elétrica atinge seu valor máximo para cerca de 55 % de níquel. Embora tanto o cobre como o níquel apresentem elevado coeficiente de aumento da resistividade elétrica com o aumento da temperatura, a liga Cu-Ni que contém 45 % de níquel possui a particularidade de ter esse coeficiente praticamente nulo, e, sendo assim, conhecida pelo nome comercial de constantan é largamente utilizada para a fabricação de resistências elétricas, termopares elétricos e instrumentos elétricos em geral.
Alpaca
A alpaca (liga metálica), é uma liga ternária composta de cobre, níquel e zinco. Seu nome significa metal branco e também é conhecida como prata alemã, devido ao seu brilho e coloração, parecidos com os da prata.
Caricteristicas
As ligas que contêm mais de 60% de cobre são monofásicas e são caracterizadas pela sua ductibilidade e pela facilidade com que podem ser trabalhadas a temperatura ambiente. A adição de níquel confere-lhe uma boa resistência nos meios corrosivos. Sua composição mais usual na indústria é de 65% de cobre, 18% de níquel e 17% de