RECURSOS HUMANOS
A previdência social é um seguro social, mediante contribuições previdenciárias, com a finalidade de prover subsistência ao trabalhador, em caso de perda de sua capacidade laborativa.
A Previdência Social é administrada pelo Ministério da Previdência Social e as políticas referentes a essa área são executadas pela autarquia federal denominada Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os trabalhadores formais recolhem, diretamente ou por meio de seus empregadores, Contribuições Previdenciárias para o Fundo de Previdência. No caso dos servidores públicosbrasileiros, existem sistemas previdenciários próprios. O Artigo 201 da Constituição Federal brasileira prevê o Regime Geral da Previdência Social.
Originalmente uma competência do poder público, esta também é oferecida comumente por iniciativa de organizações não-governamentais (ONGs) e organizações religiosas.
Inúmeros entes privados (particularmente instituições financeiras) também oferecem planos de previdência complementar, também chamada de previdência privada.
BENEFICIOS
A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios que juntos garantem tranqüilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro. Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses.
OBJETIVO
Instituição pública com objetivo de reconhecer e conceder direitos aos seus segurados.Junto com a saúde e a assistência social, compõe a Seguridade Social – responsável pela política pública de proteção integrada ao cidadão.
É composta pelos seguintes regimes:
Regime Geral de PrevidênciaSocial – RGPS – administrado pelo INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social), que dá cobertura aos trabalhadores do setor privado, autônomos, empregadores e segurados especiais (como os rurais)
Regime