Hemoba
A Hemoba é composta por uma rede de 24 Unidades Hemoterápicas de coleta e processamento de sangue, entre Hemocentros e Bancos de Sangue (Unidades de Coleta e Transfusão - UCT) públicos em todas as regiões do Estado.
A Missão da Hemoba é receber as doações de sangue da população, processar o sangue doado, produzindo os hemocomponentes (concentrados de hemácias, plaquetas e outros), e fornecê-los aos pacientes do SUS nos hospitais da rede própria de assistência, seja estadual, municipal ou federal, e também nos hospitais contratados do SUS, em qualquer tipo de gestão, na Bahia.
Faz-se um registro no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). E quando não há um doador aparentado, a solução para o transplante de medula é fazer uma busca nos registros de doadores voluntários, tanto no REDOME, como nos registros do exterior.
Precisamos conscientizar a nossa população da importância para o cadastro no REDOME. Todo mundo pode ajudar, para isso é preciso ter 18 a 54 anos de idade e gozar de boa saúde. Será feita uma coleta de sangue (04 ml) para a tipagem HLA (Antígenos Leucócitos Humanos – características genéticas para a compatibilidade). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e sempre que surgir um novo paciente será consultado para decidir quanto a doação.