Asistente social
Secretaria Municipal de Promoção Social e combate à Pobreza – SEMPS
Centro de Referência da Assistência Social – CRAS
Relatório Social
Realizada visita domiciliar a Sra. C.B.R, que reside a 4ª Travessa Maria Antonieta, nº 07, Cajueiro, e seus 03 filhos, o menino J. B. R. 06 anos, e as meninas J. C. B. R. de 13 anos e A. C. B. R. 05 anos. Estas são portadoras de anemia falciforme e fazem acompanhamento no HEMOBA com medicação e transfusão sangüinea a cada 21 e 30 dias respectivamente.
A situação em questão é sobre J. C. B. R. que, devido a um AVC – Acidente Vascular Cerebral – adquiriu seqüela cardiorrespiratória grave no qual a tornou dependente de aparelho eletrônico de oxigênio para respirar. Devido a esse aparelho as contas de energia estão muito altas ao ponto de a família não ter condições de paga-las. Conseqüentemente, segundo a família, prestadores de serviço da COELBA já foram à residência para “o corte” da energia, mas desistiram depois de conhecer a menina e perceber a situação.
Quanto as suas atividades a mesma está cursando o ensino fundamental e necessita exclusivamente de apoio para ter acesso à instituição de ensino; e, também de um respirador portátil de curta duração que, no momento em que a mesma se encontra na Escola a auxilia na sua manutenção vital.
No que se refere à situação socioeconômica, a titular desenvolve atividade laborativa de operadora de telemarketing e rende mensalmente o valor de R$ 678,00 que corresponde a R$ 148,75 per capta, sendo que é a única forma que a família dispõe de subsistência.
Sabendo-se que o CADÚnico é um serviço regido pelo Governo Federal de inclusão em Programas Sociais às famílias com renda de até ½ salário mínimo, por pessoa, e que, possivelmente a senhora supracitada se enquadra ao perfil para esta inclusão, sugerimos avaliação para que a mesma seja inserida no Programa de Redução da Tarifa Social, já que devido o uso dos aparelhos respiradores a mesma tem um custo em