CARACTERIZAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA PURA PONTO DE FUSÃO E SOLUBILIDADE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS – ICEx
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
Relatório de Segurança e Técnicas
Básicas de Laboratório II
AULA 2
CARACTERIZAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA PURA
PONTO DE FUSÃO E SOLUBILIDADE
Componentes do grupo: Camila Bremer
Denilde Gonçalves Nogueira
Tutor presencial: Ivanovich e Rogério
Teófilo Otoni
22.06.2013
1.INTRODUÇÃO
Um dos aspectos mais intrigantes da química é o estudo das forças que agem entre os átomos. As mais fortes destas forças, denominadas ligações químicas, são forças que unem átomos formando moléculas, agrupamentos de átomos ou sólidos iônicos. A força de uma ligação química é medida pela energia necessária para rompê-la. Uma ligação forte apresenta uma grande energia de liberação.
Na ligação iônica as forças eletrostáticas atraem os íons de carga oposta, esta ligação ocorre entre um metal e uma ametal, como o cátion e o ânion apresentam cargas opostas, eles se atraem eletrostaticamente formando um par iônico, e apresentam o PF muito alto ex: NaCl. PF=800ºC e PE=1600.
A ligação covalente ocorre quando os dois átomos tem a mesma tendência de ganhar e perder elétrons, ou seja , a eletronegatividade são muito próximas. Sob essas condições, a transferência total de um eletron não acontece. Em vez disso, os elétrons ficam compartilhados entre os átomos,ex: H2, Cl2, CH4.
Ligação de hidrogênio é um átomo de hidrogênio ligado a um átomos muito eletronegativo, hidrogênio ligado no flúor, oxigênio e nitrogênio(FON), é um interação muito forte tendo um PF maior que a ligação dipolo-dipolo. As substancias, cuja moléculas estão unidas por pontes de hidrogênio, tem alteradas algumas de sua propriedades, como por exemplo, PF e PE.ex: H2O, HF,CH3COOH.
Forças dipolo-dipolo ocorrem em moléculas polares, por exemplo, a molécula de HCl. Como a eletronegatividade de cloro é maior que a do