Recrutamento e Seleção
MERCADO DE TRABALHO
Mercado significa transações de trocas e intercâmbio entre os que oferecem um produto ou serviço, e aqueles que os procura. Mercado de Trabalho caracteriza-se pela oferta de trabalho oferecidas pelas empresas em cada região, determinando o potencial das oportunidades e disponibilidades de empregos por elas oferecidas. Esse mercado funciona em via de mão dupla entre a oferta e a procura respectivamente, e são integrantes desse processo pessoas aptas para o trabalho, que podem estar empregadas ou não.
O mercado do trabalho é dinâmico e sofre alterações continuamente por diversos fatores como o crescimento econômico, a natureza e a introdução no mercado internacional influenciando diretamente nas práticas de RH nas empresas, pois quando o mercado está em situação de oferta, as organizações se vêem com poucos recursos humanos, devido serem insuficientes as pessoas para preencher suas vagas. Quando a situação é a procura as empresas possuem mais facilmente um RH.
Atualmente com a economia globalizada, o mercado de trabalho sofreu uma grande transformação em relação as eras industriais, clássicas e neoclássicas, onde havia estabilidade e permanência no emprego. Nos dias de hoje, em função da tecnologia avançada, a mobilidade dos empregados aumentou com a transição do ramos industrial para o de serviço, e um grande aumento no trabalho autônomo alterando dessa forma o vínculo empregatício e com isso mudando a forma de remuneração. Da mesma forma exigência de qualificação dos trabalhadores, e por isso os esforços de formação e requalificação profissional tornam-se fundamentais.
MERCADO DE RH
Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo.
O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal. Os