Separação purificação e identificação de uma amostra solida
Faculdade de Farmácia
Identificação das Substâncias de uma Amostra Sólida
Caracterização das substâncias de uma amostra, Extração Reativa, Cristalização e Identificação do Ponto de Fusão
INTRODUÇÃO
Durante as aulas de Química Orgânica Experimental I foi realizado um experimento de identificação das substâncias contidas em uma amostra sólida. Cada aluno recebeu um frasco com uma amostra preparada a partir de uma mistura de substâncias, as quais se deseja descobrir. Fizemos testes preliminares para a caracterização da amostra e em seguida realizamos o procedimento de separação e purificação das substâncias para sua posterior identificação. Neste estudo vamos discutir estas técnicas.
CARACTERIZAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS DE UMA AMOSTRA SÓLIDA
Os testes preliminares eram em número de dois. O primeiro verificava a solubilidade da amostra para determinados solventes. O segundo determinava o número mínimo de componentes da amostra, através do método da Cromatografia em Camada Delgada (CCD). Após a etapa da caracterização, utilizamos técnicas de Extração Reativa, Cristalização e de determinação do Ponto de Fusão de substâncias.
Através do teste da solubilidade podemos conhecer um pouco do caráter das substâncias. A solubilidade é uma propriedade física que reflete o comportamento das moléculas de uma substancia (soluto) frente a um meio, em geral um liquido, em que a substância é posta (solvente). A solubilidade depende das interações entre as moléculas do solvente e do soluto. O conceito da solubilidade é de suma importância para nossa discussão.
Em primeiro lugar, dizemos que uma substancia é solúvel em um determinado solvente se for observada a formação de uma fase única (ou homogênea) quando os dois são misturados. Em outras palavras, a solubilidade é a capacidade de uma substancia de se dispersar uniformemente em outra. É uma propriedade física, não envolve mudança da estrutura química, mas depende da formação de novas