Recristalização e Sublimação
1.1 INTRODUÇÃO
A recristalização é o método mais comum de purificação de substâncias sólidas. O processo inclui as seguintes etapas: dissolução da substância impura a uma temperatura próxima do ponto de ebulição do solvente, filtração a quente da solução de modo a eliminar qualquer material insolúvel, resfriamento do filtrado, separação dos cristais formados e secagem do material. (SOARES, 1988)
É importante levar em consideração, na escolha do solvente, o fato dele solubilizar grande parte da substância a quente e pequena quantidade a frio, além de volatilidade, inflamabilidade, facilidade de manuseio e custo.
Para a separação das impurezas é utilizado carvão ativo, em cuja superfície se instalam as impurezas e ajudam a retirá-las do meio. A filtração é feita sempre a quente, já que a recristalização ocorre com o resfriamento da solução. Tal resfriamento pode ser facilitado com um banho de gelo e a separação para obtenção dos cristais é feita em um funil de Buchner (funil para filtração a vácuo).
1.2 OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo a purificação de uma amostra de ácido benzoico, obtido através da prática de extração ácido-base, com a técnica de recristalização.
1.3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nesta prática foi utilizada uma amostra de ácido benzoico (figura 1) e 100 ml de água. O ácido benzoico é um pó branco, que apresenta odor característico e é irritante para os olhos e sistema respiratório. Apresenta ponto de fusão a 122°C e ebulição a 249°C. O ácido benzoico cristaliza na forma de folhetos.
No aquecimento da mistura, foi utilizado carvão ativo pulverizado. Em seus poros as impurezas se depositaram e ao ser filtrado, foi completamente eliminado da mistura.
Na filtração a quente, utilizou-se um papel de filtro pregueado, que facilita a filtração por não aderir à parede do funil. Após filtrar, e já no banho de gelo, é recomendado que se atrite a parede do bécher (ou erlenmeyer) porque o atrito