Relatório orguexp sólidos
1819 palavras
8 páginas
1. IntroduçãoAos grupos de laboratório foram dadas amostras sólidas de composição desconhecida, onde um dos compostos é neutro, e o outro é ácido. Deseja-se separar, purificar e identificar seus diferentes componentes.
Na química orgânica, por muitas vezes, é utilizada a extração para a separação e isolamento das substâncias presentes na mistura. Neste caso, se utiliza da extração reativa.
A extração reativa se fundamenta na utilização de um agente, onde este reagirá com um composto da amostra, dissolvida em solvente apropriado, tornando-a insolúvel no solvente original, e possível a sua separação. Este processo é realizado múltiplas vezes para uma melhor eficiência do processo.
Compostos orgânicos, em geral, ao saírem de um processo, necessitam de purificação. Um método simples e eficiente, para sólidos, é a recristalização. A purificação de sólidos, por recristalização, baseia-se em diferenças de solubilidades em um dado solvente ou mistura de solventes.
O solvente ideal para a recristalização deve dissolver a substância em temperatura elevada e pequena quantidade em temperaturas baixas. O solvente deve dissolver as impurezas mesmo a frio, ou, então, não dissolvê-las, mesmo à quente. Durante a solubilização do material à quente, é importante usar a menor quantidade possível de solvente para diminuir as perdas do produto por solubilização.
A determinação do ponto de fusão pode ser utilizada como uma boa fonte auxiliar para a identificação de substâncias. Pois são valores muito intrínsecos a cada substância, e relativamente fáceis de determinar.
O Ponto de Fusão de uma substância orgânica pura é definido como a temperatura na qual a fase sólida coexiste com a fase líquida. Durante a fusão, a temperatura permanece inalterada até que todo o sólido tenha se convertido em líquido. No ponto de fusão, a pressão de vapor da fase sólida é igual à pressão de vapor da fase líquida. Uma substância orgânica pura e cristalina possui, geralmente, um ponto de fusão bem