caracteristicas das organizaçoes
Comportamento probabilístico e não-determinístico
As organizações convivem com fenômenos de mudanças chamada de variáveis externas, que consistem em variações que não podem ser totalmente conhecidos ou controlados , então as consequências do sistema são probabilidades e não determinações concretas ou totalmente previsíveis . Muitas variáveis ambientais não podem ser totalmente compreendidas , aumentando a complexidade das organizações. As organizações como partes de uma sociedade maior e construídas de partes menores.
As organizações possuem vários elementos dentro de suas constituição que unidas formam a organização . a sociedade maior é constituída por várias organizações que interagem umas com as outras produzindo assim uma totalidade que não pode ser entendida estudando suas partes separas , pois é necessário ter uma visão do todo.
Interdependência das partes
Cada parte da organização é independente mas também são inter-relacionadas pois cada parte é um pedacinho do todo que forma um sistema social como as partes se relacionam entre si não se pode trocar ou mudar uma parte sem que aja efeito nas outras devido a divisão do trabalho as partes devem ser coordenadas através de um meio de cooperação.
Homeostase ou “estado firme” O estado firme da organização se da quando o sistema mesmo com mudanças continua mantendo os seus mesmos resultados e os mesmos fins e quando estes fins melhoram dentro do tolerável com mais precisão e menos gastos. Para alcançar esta estabilidade é necessário um comprometimento das pessoas. Mas por outro lado é preciso conciliar a tendência desta organização a se manter estático mantendo o seu status quo interno e a tendência a mudança do ambiente esterno para ser alcançada tendo de mudar ate mesmo o seu status quo interno para se ajustar a este novo ambiente esterno. Em outras palavras é preciso controlar a manutenção e a inovação manter a sua rotina