Mudança organizacional- característica das organizações dialéticas
Organizacional-
Característica
das
Organizações
No decorrer do último século, as mudanças no trabalho e na estrutura organizacional cresceram exorbitantemente, provenientes da necessidade das organizações se manterem competitivas em um mundo globalizado como o de hoje onde a inovação é uma busca constante num processo sucessivo de mudanças. Para maior reflexão acerca do conceito de Mudança Organizacional explana-se abaixo, definições de alguns autores:
“É qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ ou nas relações entre as pessoas no trabalho”(Bruno Faria 2000). “São atividades intencionais, pró-ativas e direcionadas para a obtenção das metas organizacionais”(Robins 1999) “Qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humana ou de outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização” (Wood Jr 2000)
Robbins (1999) apresenta seis aspectos específicos que atuam como desencadeadores de mudança: a natureza da força do trabalho, a tecnologia, os choques econômicos, a concorrência, as tendências sociais e a política mundial. Esses aspectos mostram-se presentes no cotidiano organizacional em menor ou maior grau exercendo constantes pressões sob as organizações. A mudança organizacional ocorre por fases: - Identificação da necessidade de mudança: A organização identifica que precisa mudar para manter a competitividade independe do fator que a motiva, seja por questões econômicas, culturais, concorrência de mercado ou políticas. - Reação à mudança organizacional: Embora se saiba da relevância para a sobrevivência da organização, as mudanças organizacionais causam diversas reações nos agentes em que nela atuam, sejam elas de adesão imediata ou resistência. Tais reações ocorrem pelo fato de que organizações são feitas de pessoas e as pessoas têm perfis e