O impacto das características da personalidade nas organizações
A personalidade é formada por traços, e esses traços nos leva a um auto aperfeiçoamento. Cada indivíduo tem sua personalidade diferenciada e influi no comportamento e atitudes uns dos outros com quem mantêm contatos, é exatamente a compreensão da natureza dessas relações humanas que permite ao administrador conquistar melhores resultados de seus subordinados.
As características de personalidade dos membros da organização influenciam a sua estrutura, de tal modo que não é possível compreensão da organização sem compreender os indivíduos que a compõe, tanto quanto é impossível a compreensão de um indivíduo sem entender a organização na qual ele está inserido.
Cada organização tem uma cultura e valores próprios e precisa buscar as pessoas que compartilham os mesmos ideais que ela. O estudo da personalidade dos colaboradores pode ajudar a empresa a encontrar as pessoas certas e a desenvolver os traços de personalidade que promovam o alcance da missão e da visão da organização.
O modelo dos 5 fatores (Big Five) defende que existem 5 traços fundamentais e mais característicos da personalidade, que englobam as variações mais significativas da personalidade humana. Ele foi originalmente elaborado a partir de análises linguísticas de termos correntemente utilizados para descrever a personalidade humana. 5 dimensões básicas da personalidade que estão na base de todas as outras.
Fator I - Extroversão/Introversão: características dos relacionamentos interpessoais;
Fator II - Nível Socialização ou Amabilidade: indica uma tendência a ser socialmente agradável, caloroso, dócil;
Fator III – Escrupulosidade ou Conscienciosidade: diz respeito aos traços que caracterizam a responsabilidade, honestidade, ou, no outro extremo, negligência,