Capítulo V
CAPÍTULO V - AS EMPRESAS
1. INTRODUÇÃO
Como tivemos oportunidade de verificar em tudo que até aqui estudamos, podemos concluir que as empresas e a forma de administrá-las são diferentes das modalidades de ontem e provavelmente amanhã, e que no futuro apresentarão diferenças ainda maiores.
Assim como os seres vivos, especialmente os humanos, são diferentes daqueles da sua espécie, é possível afirmar que não existe duas ou mais empresas iguais. A principal característica das empresas é a sua enorme diversidade. As empresas podem ser de diferentes tamanhos, estruturas organizacionais, de diversos ramos de atividade, utilizar diferentes tipos de tecnologias, produzir bens e serviços variados e distintos, de vender e distribuir sua produção de múltiplas formas, trabalhar e atingir os mais diversificados mercados ou públicos alvo, operar nos mais diversos e complexos ambientes, sofrer variadas e desiguais coações e contingências, alcançar os mais dispares resultados ou objetivos. Em fim, são seres completamente distintos de seus semelhantes, apresentando uma incrível complexidade e capacidade de enfrentar uma variedade de impactos e influências diversificadas e diferenciadas oriundas do meio em que atuam.
2. CONCEITOS DE EMPRESA
Para que possamos entender melhor essa constatação sobre as empresas, vamos analisar as concepções, conceitos e características que registramos nos pontos seguinte.
2.1 Concepção Originária: originariamente, a palavra italiana conhecida como
Azienda, cuja tradução literal significa Fazenda, para muitos autores encerra a idéia básica de Empresa. Entendem os doutrinadores o seguinte: Azienda é uma unidade econômica que possui vida própria, composta de patrimônio bem definido e uma força dinâmica que a impulsiona e controla, formada pelo trabalho e organização administrativa. Vejamos alguns conceitos de diversos autores sobre as Aziendas:
• Segundo Giovanni Massa: Um patrimônio bem determinado, uma pessoa física ou jurídica que dele dispõe e o