Capitulo V
1. ÉTICA NO DIA A DIA
Todos na sociedade têm vários valores éticos que definem nossa conduta, define o que queremos para nós mesmos e consequentemente o que deveríamos fazer aos outros. Porém, tais valores nem sempre são postos em prática, pois o simples fato de passarmos o semáforo vermelho ou até mesmo falar mal de alguém que não está presente, é uma quebra da ética.
2. A DISTINÇÃO ENTRE ÉTICA E MORAL
“Ética”, palavra grega que significa “modo de ser” , já “moral” vem do latim e significa “costume”. Portanto, a ética é um principio e a moral a ação/atitude que tomamos. A moral só existe no momento da ação e segue o seu principio da ética. Uma ação imoral é caracterizada pela ação que não seguiu o principio da ética. Todo grupo da sociedade tem seu principio ético, que pode não ser igual ao dos demais grupos, como por exemplo o principio dos criminosos e dos “homens de bens” .
3. A FUNÇÃO SOCIAL DA MORAL
A função da moral na sociedade é estabelecer um modelo de conduta que seja aceito por todos e virtuoso , ou seja, a moral define como agir e o que esperar dos outros.
4. DETERMINISMO “VERSUS” LIBERDADE
O ser humano vive em sociedade que é separado em dois mundos, o do determinismo (imposição) e o da liberdade (de escolha). Apesar de opostos, ambos caracterizam a existencia humana.
Também há a característica das coisas que dependem de nós ( que são aprendidas) e as que não dependem (determinadas pela natureza).
5. O ISOLAMENTO SOCIAL
O isolamento social atrapalha as relações do ser humano, pois o priva da convivência com os demais e consequentemente deixam de aprender normas de conduta social, comportamento, felicidade, conhecimento entre outros.
6. ÉTICA, ALGUÉM VIU POR AI?
Os brasileiros têm dois tipos de dimensões de ética, a de discurso oficial e extraoficial. O oficial tem virtudes sobreposta às injustiça e desonestidade, e o outro, prevalece o oportunismo. Na década de 70, um fato ocorrido com o jogador de futebol, Gerson deu incio a