Capitães da areia
LÍNGUA PORTUGUESA
COLÉGIO CRISTO REI
São Paulo
10/setembro/2013
PONTO 1: RESUMO DO LIVRO
A primeira parte do livro, “Sob a Lua num Velho Trapiche Abandonado” conta a história dos principais personagens do livro que fazem parte dos Capitães da Areia (o grupo chegava a quase cem, morando num trapiche abandonado, mas tinha líderes). Pedro Bala, o líder, está nas ruas da Bahia a 10 anos. Nunca conheceu sua mãe, e seu pai morrera em um balaço; Volta Seca, afilhado de Lampião, tinha 16 anos, tem ódio das autoridades e o desejo de se tornar cangaceiro; Professor era perito em furtos de livros e é o que cria os melhores planos, além de ser o único que sabe ler e o que possui muito talento para desenhos, usando isso como uma técnica para furtos; Gato, o mais elegante do grupo, e acaba conquistando uma prostituta, Dalva; Sem- Pernas, que é um deficiente físico (possui uma perna coxa), e possui um ódio mortal por policiais; João Grande, que era negro e o mais alto e forte do bando, além de ter apenas 13 anos. Seu pai morrera atropelado por um caminhão, e, desde então, aos nove anos, ingressou nos Capitães da Areia; Querido- de- Deus, um capoeirista amigo do grupo, que dá algumas aulas de capoeira para Pedro Bala, João Grande e Gato; e Pirulito, que tem uma grande fé religiosa.
Além dos meninos que fazem parte dos Capitães da Areia, ainda tem o Padre José Pedro, que é discriminado por não possuir a cultura nem a erudição dos colegas, e, por possuir uma crença religiosa sincera, assume a missão de levar conforto espiritual às crianças abandonadas da cidade.
Nessa parte, os meninos se envolvem com um carrossel que chegou na cidade; e a varíola ataca a cidade, matando um deles, mesmo com Padre José Pedro tentando ajudá-los e se indo contra a lei por isso.
A segunda parte do livro, "Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos", surge uma história de amor Dora aparece torna-se a primeira "Capitã da