capitulo 9
2. Esses vestígios mostram que nem sempre os seres vivos foram do jeito que são (não vemos preguiças gigantes hoje). Apesar de diferentes esses seres vivos apresentam semelhanças com os atuais, evidenciando a evolução.
3. Se a transmissão das características adquiridas fosse válida o filho do casal deveria nascer com a pele morena. Uma evidência de que essa ideia é falsa é que, por exemplo, um casal que tenha perdido dedos das mãos em um acidente terá filhos com dedos normais, e não sem dedos.
4. Essas espécies poderiam ter um ancestral comum que, ao passar a viver em habitats diferentes e, consequentemente a sofrer de resistências do meio diferentes, teve características distintas selecionadas pela reprodução: os indivíduos com fatores que facilitavam a sobrevivência no local sobreviviam e se reproduziam. Já os que não possuíam os mesmos fatores, morriam.
5. a.Fazendo cruzamentos entre animais com características selecionadas.
b. Esse é o conceito de seleção natural. Esse processo é semelhante ao de Darwin, pois seleciona seres vivos com certa característica para se reproduzirem entre si. A diferença é que a pressão seletiva no processo da produção de diferentes raças é o homem, e não o ambiente natural.
6.) Não, pois acho que falta explicar de onde surgiriam as variações do ancestral comum, que Darwin menciona. Entretanto, penso que Mendel, mais tarde, conseguiu explicar suas origens.
7.a.A espécie anterior teria usado tanto o bico que ele teria ficado maior e mais forte.
b. Dentre os indivíduos da espécie anterior, alguns possuíam bico maior e mais forte. Esses, apresentavam vantagens e algo e por isso tinham mais chance de sobreviverem e se reproduzirem, gerando descendentes com as mesmas