EXERCICIOS DO CAPITULO 9
1. Mostre como opera o fluxo circular de renda e como surge a identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de um país, conforme a contabilidade social.
A análise macroeconômica trata da formação e distribuição do produto e da renda gerados pela atividade econômica a partir de um fluxo continuo que se estabelece entre os chamados agentes macroeconômicos: família, empresas, governo e setor externo. Esse fluxo (flux circular de renda) precisa ser periodicamente quantificado, para se avaliar o desempenho da economia no período.
O resultado da atividade econômica do país pode ser medido por três óticas: pelo lado da produção e venda de bens e serviços finais na economia (ótica do produto e ótica da despesa), e também pela renda gerada no processo de produção (ótica de renda), que vem a ser a remuneração dos fatores de produção (salários, juros, aluguéis, e lucros). As análises das óticas do produto e da despesa são medidas no mercado de bens e serviços, enquanto a da renda é medida no mercado de fatores de produção.
2. Sobre o setor de formação de capital, na contabilidade social:
a) Defina poupança agregada e investimento agregado, e mostre a identidade entre ambos.
Poupança agregada: toda renda recebida pelas famílias, na forma de salários, juros, alugueis e lucros, a parcela que não for gasta em consumo num dado período é a poupança agregada
Investimento agregado: é gastos com bens que foram produzidos, mas não foram consumidos no período, e que aumentam a capacidade produtiva da economia nos períodos seguintes. O investimento (também chamado de taxa de acumulação do capital é composto pelo (investimento em bens de capital (máquinas e imóveis) e pela variação de estoque de produtos que não foram consumidos (ou seja, diferença entre o início e o fim do período). Os bens de capital são chamados, nas contas nacionais, de formação bruta de capital fixo.
Ambos se parecem no sentido para renda futuras e