Capitanias hereditarias (porto seguro)
Localização antiga , área ocupada(km²)
Governador-mor
Forma de administração e trabalho
Principais riquezas exploradas
Atualidade
Conclusão e bibliografia
Capitania de Porto Seguro
A área da Capitania de Porto Seguro estendia-se da margem direita do rio Jequitinhonha (Belmonte) por 50 léguas (300 km) para o sul até a margem esquerda do rio Mucuri (divisa Bahia/Espírito Santo), abrangendo as ilhas que fossem encontradas dez léguas para o mar.Brasília, atual capital brasileira, estava dentro dos limites traçados da Capitania de Porto Seguro.
Em 27 de maio de 1534, foi transferida a Capitania de Porto Seguro a Pero do Campo Tourinho, grande proprietário de terras, natural de Viana da Foz do Lima, atual Viana do Castelo, ao norte dePortugal.
Pero do Campo Tourinho, vendeu os bens em Portugal e se mudou com a família juntamente com 600 colonos portugueses para a Capitania de Porto Seguro. Duas caravelas e duas naus trouxeram os futuros habitantes da Capitania.
Pero do Campo Tourinho se instalou na colina às margens do rio Buranhém (tupi: ybyrá-nhê - madeira doce) em Porto Seguro.
O donatário Tourinho fortificou o povoado, cercando-o com uma taipa de pedras. Construiu a Igreja N. S. da Pena (pode ser visitada na cidade histórica), um estaleiro e uma ferraria. O primeiro nome do povoado foi Vera Cruz, passando a se chamar posteriormente de Porto Seguro. Tourinho fundou rapidamente mais sete vilas, todas com uma capela e pelourinho (símbolos da justiça e do poder).A economia mostrava sinais de crescimento. Um estaleiro para reparo e construção de barcos, e no Outeiro da Glória construiu uma vila de casas, uma forja, um fortim e um armazém. Em 1535 foi oficialmente fundado o povoado de Nossa Senhora da Pena.
A administração das capitanias
O donatário constituía-se na autoridade máxima dentro da própria capitania, tendo o compromisso de desenvolvê-la com recursos próprios, embora não fosse o seu proprietário.