Capital intelectual
ADMINISTRAÇÃO 4º SEMESTRE
DAIANE NICACIO
JANESSA OLSON
MARCELO GUIMARÃES
ROSECLER SUFREDINI
SIMONE MARIA SCHEFFER
VANDERLÉIA DA SILVA
WILKSON MELO
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CAPITAL INTELECTUAL
Lucas do Rio Verde - MT
2012
CAPITAL INTELECTUAL
Com a grande expansão dos recursos tecnológicos, e a globalização à tudo que se refere a comunicação, o capital intelectual passou a ser mais exigido e cobrado tanto pela sociedade quanto pelas empresas que buscam profissionais altamente capacitados a exercer as funções em questão. Assim, as organizações têm investido em seu capital humano, capital estrutural e capital de clientes. Isso quer dizer que o Capital Intelectual é um recurso obtido exclusivamente dos seres humanos onde desenvolvem seu potencial.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade demonstrar a linha em que se desenvolve o capital humano e como as empresas vêm se organizando para atingir êxito. O verdadeiro diferencial passou a ser seu conhecimento, especialização, know how, ou seja, seu capital intelectual.
Essas organizações por sua vez, passaram a avaliar as estruturas em que constitui e a investir em treinamentos e especializações, pois essas são o passaporte para o diferencial do mercado que se define: mais veloz e restritivo, pois assim o êxito será definitivo.
De acordo com Klein, David A., pag.5, A Gestão Estratégica do Capital Intelectual, 2002:
Por que conhecimento, por que agora? a) A globalização da economia, que está exercendo pressões terríveis sobre empresas em termos da necessidade de flexibilidade, inovação e velocidade de processo aumentado. b) A conscientização do valor do conhecimento especializado, encravado em processos e rotinas organizacionais, para se lidar com as pressões da globalização. c) A conscientização do conhecimento como um fator de produção distinto e seu papel nas crescentes razões de valor contábil para o valor de mercado em setores