Capital intelectual
CONHECIMENTO
Aline Morais1;
Helen Camargos2;
Kênia Cristiane3;
Maria Paula4;
Patrícia Maria5;
Thais Cerqueira6;
Este trabalho tem o objetivo de apresentar o conceito do Capital Intelectual e identificar sua importância e seus benefícios para as empresas num mercado competitivo.
PALAVRAS-CHAVE: Indivíduos; valores; mudanças; conpetição intangível.
RESUMO
O capital intelectual torna-se um fundamental recurso para o consecutivo desenvolvimento das organizações e vital vantagem competitiva para o sucesso e sobrevivência do negócio. Com a velocidade das mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, as pessoas tem percebido a necessidade de qualificação, conhecimentos e valores para sobreviver no mercado competitivo privilegiando o capital intelectual. O artigo apresenta conceitos, características e considerações referente a importância do capital intelectual e seus benefícios para as organizações na era do conhecimento.
Na busca da solidificação para que possam se perpetuar em suas atividades, as empresas deparam com a necessidade de terem cada vez mais e melhor o capital que é formado através do conhecimento: o capital intelectual. A poderosa moeda do século é o conhecimento, que se consegue por meio da busca contínua em melhorar o alcançado e buscar por caminhos desconhecidos até o momento, através de estudos; conhecimento científico, notícia, opinião, diversidade, comunicação, serviço, matérias primas básicas e os produtos mais importantes da economia.
A maior parte do conhecimento das empresas está na mente dos seus colaboradores. De acordo com a soma de conhecimentos, propriedade intelectual, informações e experiência, os mais qualificados são mais valorizados gerando riquezas e competição organizacional. O capital intelectual é intangível, permite que a empresa reaja com mais agilidade que a concorrência, lance novos produtos, atenda as necessidades do mercado, refere-se à