Cdeia de suprimentos
1-CONSTRUINDO UMA ESTRUTURA ESTRATÉGICA PARA ANÁLISE DE CADEIA DE SUPRIMENTO
COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS
O QUE É UMA CADEIA DE SUPRIMENTO
O conceito cadeia de suprimentos pode ser expresso como uma rede de organizações envolvidas em diferentes processos e atividades, com o objetivo de fornecer produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes.
A cadeia de suprimentos, ou Supply Chain, abrange o conjunto de organizações que mantém relações do início até o fim da cadeia logística. Pode ser definida como todas as etapas do atendimento das demandas do cliente, incluindo diversos autores como fornecedores, varejistas, distribuidores, fabricantes e cliente. É o alinhamento entre empresas que leva produtos ou serviços ao mercado. Representa o fluxo constante de informações, produtos e capital entre diferentes estágios, iniciando-se no pedido do cliente e terminando quando este cliente fica totalmente satisfeito. Na visão sistêmica a estrutura dela é em rede, com diversos participantes interagindo em diversos níveis e estágios.
FASES DE DECISÃO NA CADEIA DE SUPRIMENTO
O gerenciamento da cadeia de suprimento bem sucedido exige diversas decisões relacionadas ao fluxo de informações, de produtos e monetário. Estas decisões se encaixam em 3 categorias:
1) Estratégia ou projeto da cadeia de suprimento
Decisão de como estruturar a cadeia de suprimento; Determinação da configuração da cadeia que processos cada estágio deverá desempenhar; Decisões estratégicas que incluem local, capacidade de produção e das instalações para armazenagem, produtos a serem fabricados ou estocados, meios de transporte, tipo do sistema de informação adotado.
;2)Planejamento da cadeia de suprimento;
A configuração da cadeia de suprimento é fixa Estabelecimento de restrições dentro das quais cada planejamento deve ser realizado;
Previsão de demanda para o ano seguinte em diferentes