Laudo hidrogeológico
Este laudo refere-se ao estudo hidrológico e hidrogeológico realizado na área do Loteamento Vilas do Bosque, empreendimento da ECO Invest Empreendimentos Imobiliários, localizado no município de Governador Celso Ramos.
2. Conceituação Técnica
Para subsidiar o presente laudo técnico, são fornecidos alguns conceitos hidrológicos do Glossário de Termos Hidrológicos do Departamento Nacional de Energia Elétrica – DNAEE (1983), atualizados em 1998 pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Também são utilizados alguns conceitos presentes na Lei Estadual Nº 14.675, de 13 de abril de 2009, que Institui o Código Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina, além de alguns conceitos de caráter geomorfológico definidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
• Corpo Hídrico: curso d´água, canal natural ou artificial, reservatório artificial ou natural, lago, lagoa, ou aqüífero subterrâneo.
• Definição da Lei Estadual Nº 14.675: o XX - corpo de água ou corpo hídrico: denominação genérica para qualquer massa de água, curso de água, trecho de rio, reservatório artificial ou natural, lago, lagoa, aquífero ou canais de drenagem artificiais;
• Canal de drenagem: Conduto aberto artificialmente para a remoção da água do solo ou de um aqüífero, por gravidade, a fim de controlar o nível d'água.
• Definição da Lei Estadual Nº 14.675: o LX - vala, canal ou galeria de drenagem: conduto aberto artificialmente para a remoção da água pluvial, do solo ou de um aquífero, por gravidade, de terrenos urbanos ou rurais;
• Galeria de drenagem urbana: Conduto aberto artificialmente, fechado ou não, para remoção da água pluvial de avenidas, ruas e estradas.
• Vala de drenagem: Conduto aberto artificialmente para a remoção da água pluvial de terrenos.
• Nascente ou olho d`água: Fonte decorrente do afloramento de um lençol aqüífero