Capital humano, um intangível ativo
Economia do Trabalho
Economia do Trabalho
- Capital humano, um intangível ativo
Sobral-CE, 09 de dezembro de 2013.
Chelly Gomes Dourado
- Capital humano, um intangível ativo.
Orientador: Professor Francisco Alican
Sobral-CE, 16 de abril de 2014.
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem sobre os a importância do capital nas empresas e seu impacto na produtividade e na economia de um país.
Introdução
O capital humano é um ativo intangível das empresas. Ele surge com uma maior educação do trabalhador para que o lucro marginal produzido pelo funcionário cresça. O capital humano e suas qualidades têm um papel relevante na produtividade das empresas. Segundo Adam Smith, filósofo e economista escocês, o capital humano pode ser definido como:
"Em quarto lugar, as habilidades adquiridas e úteis de todos os habitantes ou membros da sociedade. A aquisição de tais talentos, por meio da manutenção do adquirente durante a sua educação, estudo ou aprendizagem, sempre custa uma despesa real, que é capital fixo e realizado, “por assim dizer, em sua pessoa”. Esses talentos fazem parte de sua fortuna, tal como também da sociedade à qual ele pertence. A destreza melhorada de um trabalhador pode ser considerada a mesma que uma máquina ou um instrumento de comércio, que facilita o trabalho, e que, embora os custos, que reembolsa as despesas com um lucro.”
Diferentemente do capital físico, em que é necessário o aumento de máquinas, tecnologia, espaço físico, o capital humano não necessita, necessariamente, de um aumento da contratação de novos funcionários para que aja um crescimento em produtividade. O investimento do empregador em cursos e especializações para seus funcionários tendem a aumentar naturalmente a produtividade deles.
É importante ressaltar que o investimento no capital humano, segundo alguns filósofos, surge com a divisão do trabalho, Adam Smith disse que:
“O