Capital Cultural - Bordieu
Sociologia da Educação
Aluno: Juliana Campos Pereira
Professor Waldir Souza
Trabalho Final sobre as Teorias Sociais de Bordieu
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Questões:
1. Escreva sobre os mecanismos utilizados pelo processo educacional que reproduzem, segundo Bordieu, as desigualdades sociais.
A posição social (que pode ser chamada também de “capital cultural”) que é citado por Pierre Bourdieu, está entrelaçado ao ingresso no mercado discutida pelos marxistas, na seleção social abordada pelos funcionalistas e pelos interacionistas. Podemos perceber que o processo inicial de acumulação do capital cultural tem início, ainda que de forma inconsciente, desde a origem, sem atraso, pelos membros das famílias que possuem capital cultural. Maior exemplo disto é o fato de podermos pensar que um filho de família de classe média terá mais sucesso e um melhor desempenho do que o filho de um operário, que por sua vez terá mais que um filho de um trabalhador do campo. Sendo assim, a posse de capital cultural favorece o desempenho escolar na medida em que facilita a aprendizagem dos conteúdos e códigos escolares. As referências culturais, a erudição e o domínio maior da língua culta, trazidos de casa por certas crianças, facilitam o aprendizado escolar ao passo que funcionariam como ponte entre o universo familiar e a cultura escolar. A educação escolar, no caso de crianças que vieram de meios culturalmente favorecidos, seria uma forma de continuação da educação familiar, enquanto para as outras crianças poderia ter um significado mais distante ou até mesmo estranho em suas mentes.
2. Escreva sobre o que vem a ser Capital Cultural, e relate como o mesmo influencia/ contribui ou não para alcançar o êxito escolar.
Elaborado por Pierre Boudieu, o conceito de Capital Cultural refere-se ao conjunto de recursos, competências e apetências disponíveis e mobilizáveis em matéria de cultura dominante ou