teoria Pratica de Bordieu
Centro de Humanidades
Ciências Sociais
Disciplina: Teoria sociológica 3
Docente: Assunção Lima
Discente: Elizabeth Karla Guedes de carvalho
Resposta da 1ª unidade:
Habitus:
Habitus sistema de disposições, modos, o principio gerador de todas as práticas que define o modo de percepção, apreciação e ação ancorado do que internalizo do exterior.
Para Bordieu nossas ações são pressupostas desde o berço até a morte e dessa forma agimos segundo condições dadas podendo dessa forma reproduzir o que nos foi passado/ensinado ou modificá-los segundos nossas ações e condições a partir do campo em que estamos inseridos ou dos campos que participamos. Ou seja, somos produtos do meio (estruturas profundas).
O conceito de habitus do Pierre Bordieu nos permite compreender de que maneira o homem se torna um ser social e uma das principais funções da noção de habitus consiste em excluir dois erros complementares cujo principio é a visão escolástica: por um lado, onde se designa que o mecanismo segundo o qual a ação constitui o efeito mecânico da coerção de causas exteriores, por outro lado, o finalismo que vem designar a teoria da ação racional, onde o agente ou individuo atua de maneira livre, consciente. O chamado habitus é produto de uma determinada obtenção que se divide segundo Bordieu em ethos e hexis onde o ethos se trata dos princípios ou dos valores na pratica e a hexis corporal correspondem às posturas, então, as disposições do corpo interiorizadas inconscientemente. Assim podemos dizer, em outras palavras que o ethos e a hexis enquanto constituintes do habitus são aqueles valores como também as posturas em que a pessoa age, mas que não precisa ficar todo o tempo falando acerca do assunto, pois já se torna uma coisa natural e efetivamente inconsciente como uma marca no corpo, tipo uma tatuagem que carregamos pro resto da vida marcada no corpo.
Pierre Bordieu explora então o conceito de habitus onde ele afirma que o