Fundamentos Filosoficos Da Educação
Etapa 1
A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.
A filosofia é importante para a sociedade, pois visa o desenvolvimento do pensamento humano na formação de conhecimentos, onde se baseia no questionamento, raciocínio e reflexão.
É uma disciplina especulativa que lida com problemas que ninguém sabe resolver.
Esta realidade não é apenas difícil de aceitar, porque as instituições de ensino estão sobre tudo para transmitir o conhecimento.
Como essa é uma matéria de difícil aceitação e compreensão tanto por parte de alunos e professores, a solução habitual é procurar substituir a filosofia por outra coisa qualquer, pela sua historia da filosofia, pelo seu valor literário ou pela sua visão psicológica ou sociológica.
Se reduzirmos o ensino da filosofia ao ensino dos problemas, teorias e argumentos estarão a fazer o mesmo tipo de confusão que faz quem substitui o ensino da filosofia pelo ensino da história filosofia.
A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim, como um instrumento de manutenção ou transformação social. Portanto, necessita de meios que orientem os seus caminhos.
Podemos concluir que a filosofia, por proporcionar a busca pelo conhecimento, torna os indivíduos mais pensantes e cedentes pelo conhecer, pelo questionar. E justamente por ter essas características torna-se uma matéria em que as autoridades sentem certo receio em cumpri-la no currículo escolar. Sua importância é notória para grade curricular em escolas, pois a filosofia já está presente no ser humano desde os primeiros evidente. Podemos sim dizer que a filosofia é uma disciplina.
Cada ser humano tem a sua