A natureza da filosofia
FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
GOIÂNIA,18/09/2012 Fundamentos da filosofia na educação brasileira
Será apresentado nas linhas á seguir pesquisas e textos estudados sobre os fundamentos filosóficos da educação, para seu melhor entendimento á cerca da natureza da filosofia e seu ensino, da sala de aula do futuro, condições precárias das escolas públicas e sobre um grande filósofo que teve influência na educação brasileira.
A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. A sociedade dentro da qual ela está, deve possuir alguns valores norteadores de sua prática.
Não é e nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins, quem o faz é a reflexão filosófica sobre a educação dentro de uma dada sociedade.
As relações entre educação e filosofia parecem ser quase “naturais”. Enquanto a educação trabalha com o desenvolvimento dos alunos e das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser o desenvolver destes alunos e desta sociedade.
A filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Esta realidade não é apenas difícil de aceitar porque as instituições de ensino estão vocacionadas para transmitir o conhecimento já feito aos estudantes.
Na filosofia os argumentos são mais visíveis, pois não há teorias consensuais. Por isso não podemos fingir que ensinar filosofia é apenas uma questão de ensinar a compreender teorias. É importante sabermos que as teorias dos diferentes filósofos contradizem entre si, tendo cada um razões para acreditar que suas teorias são verdadeiras.
“A filosofia é a concretização de um espírito ou de uma idéia que surge