Capitaes de areia
Nº:
Disciplina:
Profª:Jaqueline
1º ano ‘A’
Parte 1 Sob a lua, num velho trapiche abandonado
Aproximadamente cinqüenta meninos, entre nove e dezesseis anos, dormiam num velho armazém abandonado no cais do porto. Que tinham como líder Pedro bala, rapaz de quinze anos, loiro, com uma cicatriz no rosto. Generoso e valente, há diz anos vagabundeava pela ruas de salvados, conhecendo cada palmo da cidade.
Durante o dia, os garotos, sujos e esfomeados, mostravam-se para a sociedade perambulando pelas ruas, mendigando comida ou praticando pequenos furtos para poder comer.
Alem disso, os capitães de areia praticavam roubos maiores, o que os tornou conhecidos, temidos e procurados pela policia, que os caçavam como adultos.
Um dia, salvador foi assolada pela epidemia de varíola. Como os pobres não tinham acesso a vacina, muitos morriam. Almiro, o primeiro capitão a ser infectado, ali morreu. Parte 2 Noite da grande paz, da grande paz dos teus olhos Dora e o irmão, Zé fuinha, perderam os pais durante a epidemia. Não tendo onde ficar, os dois acabaram no trapiche, levados por João grande e o professor.
Os meninos aceitaram-na no grupo e, depois de algum tempo, vestida como um deles, participava de todas as atividades e Roubos do bando.
Professor e Pedro bala se apaixonam por Dora, e Dora de apaixona por Pedro bala
Um dia, em um assalto, Pedro vala e Dora foram presos. A menina foi mandada a um orfanato e Pedro foi torturado pela policia e depois lançado no reformatório.
Pedro bala conseguiu fugir e depois preparou-se para libertar Dora. Um mês no reformatório foi o suficiente para acabar com a alegria e a saúde da menina que, ardendo em febre, se encontrava na enfermaria
Dora viveu poucos dias entre os capitães. Mais na noite antes de partir, ela e Pedro consumaram o amor dos dois, tornando-se esposos.
Pedro bala, inconsolável e muito triste, chorou com todos a ausência de Dora.
Alguns anos