Capitaes De Areia
Assim com o livro, o filme retrata a história do grupo homônimo que sobrevive nas ruas de salvador da década de 30 executando pequenos furtos e ajudando a população local nas bordas da lei.O livro, com núcleos complexos e aprofundados, é resumido no filme a apenas um ano de aventuras do grupo para caber na narrativa, escolha certa de Cecília Amado, que optou por focar-se em três personagens específicos para conduzir a história.
São eles, Pedro Bala, chefe do grupo, que empresta o corpo de Jean Luis Amorim, ator de primeira viagem, para tomar vida e envolver o público com uma atuação que se não empolga, surpreende. Robério lima faz o papel de Professor, o intelecto que suporta Pedro Bala em suas decisões, e finalmente Dora, interpretada por Ana Graciela, a Wendy de Jorge Amado, a “mãezinha” que costura as roupas e cuida dos meninos perdidos, que estão sempre na ponta do gancho, seja da polícia ou da própria marginalidade que os cerca
Focado essencialmente no drama destes três personagens, Cecília se aproveita das vantagens do audiovisual para pincelar em cenas isoladas, diálogos do texto que corroboram seu argumento e aprofundam os personagens, à medida que nos insere aos poucos no universo da história, dando o tom de sutileza guiará toda a obra. O ritmo do roteiro de Cecília é ideal para assimilação das informações. Algumas cenas, trabalhadas sem diálogos apenas para a contemplação do visual são apresentadas em planos sequenciais lentos, que ajudam ao espectador apreciar detalhe por detalhe. é luz, cor, sombra, câmera, e arte.